Celebra-se Fidel Castro e a Revolução

Por Andressa Vilela e Beatriz Avila

fidel-castro

Fidel Castro – Site The Famous People

A pele enrugada, os cabelos brancos e o olhar experiente delatam a idade de Fidel Alejandro Castro. No último dia 13, o símbolo do comunismo cubano completou 87 anos de idade, ainda que debilitado por uma grave doença no intestino, diagnosticada em 2006. Desde que se afastou do cargo de Presidente e nomeou o irmão Raul, o revolucionário não costuma aparecer em público. A comemoração de seu aniversário foi discreta e a data foi lembrada com a prolongação das atividades do Dia Internacional da Juventude.

Fidel permaneceu no poder durante quase cinco décadas. Devido à grande quantidade de reeleições e à existência de um único partido no país, o ex-presidente é visto por muitos como um ditador. O que a grande mídia não divulga é que, em Cuba vigora uma verdadeira democracia, na qual o povo tem liberdade para nomear, eleger e tirar do poder os eleitos. Por outro lado, as mudanças por ele feitas, como a reforma agrária e algumas estatizações, elevaram a ilha a outro patamar nas questões sociais, educacionais, de saúde e até mesmo culturais. Entre os setores progressistas da sociedade, a popularidade de Fidel é imensa.

A Revolução

Em 1959, o Exército Rebelde Cubano, liderado por Fidel, Che Guevara e Camilo Cienfuegos, levou Cuba à conquista de sua independência e à implantação de um regime socialista. Anteriormente, a ilha encontrava-se sob o comando de Fulgêncio Batista, aliado dos Estados Unidos, e era um país marcado por fortes desigualdades sociais.

O regime socialista implantado em Cuba ia, claramente, contra os interesses dos Estados Unidos, que decretaram um embargo econômico ao país. Com a dissolução do bloco socialista, no final da Guerra Fria, Cuba sentiu o peso do bloqueio, que é uma clara violação à soberania de Estado da ilha. São sanções injustas e criminosas, que prejudicam outros países, além de Cuba. Em 2012, pelo vigésimo ano consecutivo, a ONU aprovou uma nova resolução de repúdio contra o embargo.

Para saber mais: documentários

1- Fidel Castro: O Homem e o Mito

https://www.youtube.com/watch?v=dPYe5R2b3HY

2- O Bloqueio: A Guerra contra Cuba

https://www.youtube.com/watch?v=kTKWT60LouI

Anúncios

2 Respostas para “Celebra-se Fidel Castro e a Revolução

  1. Pingback: História do conflito entre as Farc e o governo colombiano | Corta Essa!·

  2. Pingback: Corta Essa!·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s