Society: os novos tempos do futebol

Por Alan Felipe, Bruno Cavalcanti, Bruno Oliveira e Marcus Rönn

Time do SC Corinthians/ Big se reunindo antes da partida                                começar. (Foto de Bruno Oliveira)

Time do SC Corinthians/ Big se reunindo antes da partida começar. (Foto de Bruno Oliveira)

Você sabia que o termo society faz referência a uma classe econômica? Pois, é. Essa modalidade nasceu nos quintais dos casarões do bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, lá por volta dos anos 50. O nome surgiu através do comentarista Ruy Porto, que ao saber de uma partida de futebol entre personalidades da época, se referiu ao jogo como “Futebol Society”. O nome acabou sendo substituído durante a segunda Guerra Mundial, pois não era permitida a utilização de nomes estrangeiros no Brasil. Assim, o esporte passou a ser chamado de Futebol Sete.

No futebol clássico (aquele que vemos todas as quartas e domingos pela tv) as equipes são formadas por 11 jogadores, que atuam durante dois tempos de 45 minutos, em campos de grama natural, com dimensões, de aproximadamente, 75x120m. Já no novo e adaptado society, os times contam com 7 jogadores. Esses disputam a partida, em campos de grama sintética (60x40m), durante dois tempos de 25.

Como todo outro esporte, o Futebol 7 também tem seus próprios campeonatos. Entre eles, destaca-se o Mundialito de Seleções, que acontece, anualmente, em território nacional. Esse torneio acontece desde 2011 e tem com palco principal, o estado do Rio de Janeiro. Até hoje, apenas duas equipes conquistaram o mundial: a Itália em 2011 e o Brasil nos dois últimos anos (2012 e 2013).

Como nós, da editoria de esportes do Blog “Corta Essa!” não tivemos a oportunidade de presenciar tal evento, decidimos então comparecer a outro torneio igualmente importante: O Campeonato Paulista de Futebol 7 de 2013.

O jogo aconteceu no sábado, dia 17 de Agosto, ás 14:00 horas. O palco da partida foi a quadra society do clube aquático do Plêiades, na Zona Norte de São Paulo a margem da rodovia Fernão Dias. Lá, se enfrentaram o SC Corinthians/ Big, um dos clubes mais famosos de society de São Paulo e o CCSA Futebol 7, clube do centro paulistano.

Juízes responsáveis pelo jogo de sábado, 17/08, entre SC Corinthians/ Big e CCSA Futebol 7. (Foto de Bruno Oliveira)

Juízes responsáveis pelo jogo de sábado, 17/08, entre SC Corinthians/ Big e CCSA Futebol 7. (Foto de Bruno Oliveira)

O embate terminou 4 a 1 pro SC Corinthians, que acumulou mais uma vitória no campeonato. Entre os tentos marcados durante o jogo, vale destacar o belo gol de cabeça do meio-campista Rogério Cavalcanti, camisa 19 do timão.

Percebendo a importância dessa nova modalidade, a Band Sports começou a transmitir alguns jogos dos campeonatos nacionais. Á exemplo do canal, o esporte também nos chamou muita atenção e foi por isso que decidimos divulga-lo em nosso blog.

Aliás, quem se interessou pelo society, pode acompanhar os jogos ao vivo. Basta ligar no canal Band Sports, durante os fins de semana. Mas se preferirem ouvir a transmissão, segue o link do web rádio.

Ficou interessado nessa nova modalidade? Confira então o site da confederação de futebol society no Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s