Uso abusivo de recursos naturais está presente em modo de vida padrão

Por Thiago Munhoz

A ONG Global Footprint Network notificou o seu mais novo resultado: se existisse uma cota de recursos naturais anuais, em 20 de agosto deste ano (2013) estaria esgotado. Notícias como essa demonstram a adoção de um modo de vida com uma marcante irresponsabilidade ambiental por parte da população global.

mundo sustentável

As pessoas, em geral, utilizam recursos naturais de modo irresponsável, ou seja, fazem uso de mais do que necessitam para uma vida plena e saudável. Pesquisas realizadas pela mesma ONG demonstram que, para que toda a população global mantenha com a utilização dos recursos naturais como a de hoje em dia, teríamos que habitar um novo planeta Terra. A pegada ecológica média mundial é de 2,2 ha (hectares per capta) segundo a ONG WWF, ou seja, cada habitante utiliza uma área de 2,2 hectares (22000 m²)  para gerar produtos, bens e serviços que sustentam determinado estilo de vida.

Para diminuir este índice com dados assustadores, as pessoas devem conservar modos de vida em que preserva a educação ambiental e utilização consciente de recursos naturais. Ações viáveis a todos como utilizar a frente e verso do papel, fechar a torneira e apagar a luz quando não utilizadas, usar o grampeador quando realmente necessário, tirar da tomada carregadores e aparelhos eletrônicos que não estão em uso e procurar andar mais a usar o carro são práticas diárias que favorecem o planeta e diminuem sua pegada ecológica.

Calcule sua própria pegada ecológica aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s