Bienal do Rio atrai amantes da literatura

Banner_30_anos_2743

 

Por Isabelle Rumin e Priscila Bellini

Desde o dia 29 de agosto, está rolando no Rio de Janeiro a 16ª Bienal do Livro. A feira, que completou 30 anos, homenageia a Alemanha, conta com um salão de negócios para editoras e recebe o maior número de autores internacionais até agora – são 29, ao todo. Entre eles, destacam-se o moçambicano Mia Couto, ganhador do Prêmio Camões, o americano Nicholas Sparks, autor de best-sellers como Diário de uma paixão, e a autora americana da nova onda de literatura erótica ou “soft porn” Sylvia Day. Além de nomes como o americano Corey May, roteirista do game Assassin’s Creed, e Matthew Quick, do recente sucesso O Lado bom da vida. Os organizadores estimam que passem pelo evento cerca de 600 mil visitantes. A Bienal vai até domingo (8/09) e os ingressos custam R$ 14, com possibilidade de meia-entrada, e podem ser comprados pela internet.

No dia 31/08, Sparks causou confusão na Bienal: as 300 senhas distribuídas para o auditório em que o autor participaria de um bate-papo se esgotaram rapidamente. A organização do evento decidiu cancelar o encontro para não frustrar a multidão que ficaria de fora e Sparks distribuiu autógrafos para os fãs. A comoção foi parecida aqui em São Paulo, como relata a equipe de reportagem do Corta Essa: o auditório da Livraria Saraiva lotou desde as 10h do dia do evento do lançamento de seu livro “Uma longa jornada”.

No quarto dia da Bienal (01/09), Corey May, que esteve na feira para lançar a versão em quadrinhos de Assassin’s Creed, lamentou a tragédia com o garoto Marcelo Pesseghini, 13 anos, que era fã do jogo e é apontado como principal suspeito de matar sua família e depois se suicidar.

A Bienal também conta com uma área dedicada à literatura infantil e aos pequenos leitores, o Planeta Ziraldo, e também com um território exclusivo para os adolescentes, o #acampamento na Bienal. As atrações incluem uma palavra cruzada gigante (segundo organizadores, a maior do mundo) e debates para todos os públicos.

Horário de atividade da 16ª Bienal do Livro:

Segunda à Sexta: 9h às 22h
Sábado e Domingo: 10h às 22h

Anúncios

Uma resposta para “Bienal do Rio atrai amantes da literatura

  1. Pingback: Peça propõe resgate às tradicionais brincadeiras infantis | Corta Essa!·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s