Cacilda!!! – Censura, cultura e teatro contados pelo Oficina

Por Nana Medeiros

Escrito e dirigido por Zé Celso e Marcelo Drummond, o musical Cacilda!!!, apresentado pelo Teatro Oficina, é uma homenagem aos atores Cacilda Becker e Walmor Chagas e encena a trajetória artística e política da atriz teatral em dois atos, cada um com 2h30 de duração.

O primeiro ato retrata a carreira de Cacilda a partir de 1949, quando iniciou no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), considerado por muitos o primeiro teatro contemporâneo do país. No decorrer da peça, fatos históricos do país se entrelaçam à trajetória pessoal e profissional de Cacilda.

Fonte: Teatro Oficina

Fonte: Teatro Oficina

O segundo ato apresenta uma Cacilda Becker já amadurecida, que assume a Secretaria da Comissão Estadual de Teatro em 1968 e se envolve profundamente com a luta contra a ditadura militar. As manifestações que ocorreram no Brasil, em junho desse ano, impulsionaram o grupo a encenar o período dos “anos de chumbo”, que interferiu violentamente na produção e liberdade dos artistas. A cidade que crescia culturalmente e industrialmente no primeiro ato, transforma-se em um ambiente tenso e o coro encena manifestações e conflitos entre jovens e a polícia.

Cacilda!!!, assim como todas criações de Zé Celso, não é uma peça óbvia. O ambiente do Teatro Oficina, a proposta de atuação e abordagem dos atores e diretores, que envolvem intimamente a plateia e o grupo teatral, impõe uma experiência cultural e política singular. É difícil sair do teatro – após 6 horas de espetáculo – sem uma sensação de invasão e ao mesmo tempo, de ter invadido um universo psicodélico e transgressor. Tanto para aqueles que procuram esse tipo de intensidade e envolvimento, quanto àqueles que evitam o desconforto, a peça é válida como uma experiência única e uma oportunidade de conhecer, pelo menos por uma vez, o estilo polêmico de Zé Celso.

Cacilda!!!

Teatro Oficina Uzyna Uzona

Rua Jaceguai, 520 – Bexiga – São Paulo, SP

Ingressos: R$20

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s