O bairro dos tecidos

cdl-bom-retiro_0045

Letreiro de “boa vindas” na R. José Paulino.

Por Gabriela Orsini e Guilherme Katinskas

No Brasil acontece anualmente o “Bride Style”, um Fashion Week de noivas, esse ano em sua quarta edição aqui em São Paulo. Mas quando se fala de noivas qual o primeiro lugar que vem a cabeça das paulistas? A famosa Rua São Caetano, no bairro do Bom Retiro.

Situado em uma antiga região nobre de São Paulo na zona central da cidade, o Bom Retiro traz consigo vastas historias de todos os gêneros. No século 19 era considerada uma região importante, com influentes áreas como a Estrada de Ferro Sorocabana, além do único parque público da cidade, o Jardim da Luz, o que o tornava atraente à população rica.

Nos dias atuais comercio é a palavra que define o Bom Retiro. E mais especificamente o de roupas. Ali está concentrada a maior parte da indústria e do comercio de tecelagem e confecção de toda São Paulo.

A vendedora Kelly, que trabalha na Rua São Caetano, diz que “O movimento é gradativo, de acordo com ocasiões. Tem época que é bom, tem época que é mais ou menos, tem época que é péssimo.”, mas janeiro é o mês preferido. Já para Gislaine, que trabalha em uma loja na Rua José Paulino, o movimento anda péssimo. “Em dez anos que trabalho aqui nunca vi essa rua tão parada.” Ela põe a culpa na inflação e no aumento do preço do dólar, que afasta os consumidores, mesmo que os produtos sejam mais baratos nessas lojas que vendem atacado ou varejo.

O bairro atrai muitos turistas que querem revender os produtos em suas próprias cidades, ou apenas aproveitar os preços baixos, mas também existe a opção de um passeio cultural. No Bom Retiro estão situados o Museu de Arte Sacra de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa (dentro da Estação da Luz), a Estação Pinacoteca e a própria Pinacoteca do Estado de São Paulo, e o Centro de Estudos Musicais – Tom Jobim.

Um fato que poucos conhecem é que o time do Corinthians, que comemorou 103 anos no ultimo domingo, 1° de setembro, foi fundado ali mesmo, na Rua José Paulino, por um grupo de apaixonados por futebol que tiveram a ideia de se unir e fundar o famoso clube.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s