Autoajuda para escritores

escritor

Por Priscila Bellini e Isabelle Rumin

 Uma das novas tendências no mercado tem sido a série de cursos voltados para escrita criativa – ou até mesmo para formação de escritores. Richard Skinner, um dos convidados para a Pauliceia Literária e romancista com três romances publicados em sete idiomas, realizará em São Paulo uma oficina sobre a criação de romances, no dia 21. A pergunta que divide especialistas na área, ainda assim, persiste: será que dá pra aprender a escrever?

Richard-Skinner_06

Richard Skinner, que ensina técnicas de escrita para romances

Escritores iniciantes podem se sentir tentados pelos cursos oferecidos por todo o mundo, com cada vez mais opções e técnicas para escrever algo interessante. Luiz Antonio de Assis Brasil, professor da PUC-RS, é um dos nomes que se tornaram referência em cursos do gênero e orientou autores jovens de destaque, como Michel Laub, autor de “A maçã envenenada” e colunista da Folha de S. Paulo, e Daniel Galera, sucesso editorial com seu romance “Barba Ensopada de Sangue”, indicado ao Prêmio Telecom em Portugal.

FaberAcademy_logo_Charleston JPEG

Uma das escolas pioneiras em creative writing, a Faber Academy 

Entretanto, grandes nomes da literatura mundial, a exemplo de Philip Roth, encaram tais oficinas como perda de tempo. A maioria dos teóricos concorda que é preciso nascer “com talento”, ou com uma inclinação para a escrita. Assim como qualquer outra prática, escrever pode ser aperfeiçoado e ganhar novos contornos, mas não é possível “criar” um escritor a partir do nada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s