Consciência ambiental e turismo

Por Thiago Munhoz

O turismo ecológico apareceu como uma boa saída para o empreendimento que visa à proteção ambiental. O ecoturismo, segundo a EMBRATUR, é um “segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas”.

Esta forma de turismo, além do apelo ambiental, acarreta em uma renda considerável. A ONG WWF, por exemplo, levantou em agosto de 2013 que se o Parque Nacional de Viruga investisse em ecoturismo teria uma renda de US$ 1,1 bilhões ao ano. O parque, localizado na República Democrática do Congo, atualmente é alvo de interesses econômicos pela descoberta de petróleo no local. Contudo, a extração deste mineral desencadearia inúmeros problemas ambientais a uma área com mais de três mil espécies de animais, muitos deles em risco de extinção como o Gorila das Montanhas.

Parque Biológico Bela Vista

Crianças cara a cara com uma onça-pintada no Parque Biológico Bela Vista

De acordo com dados do Ministério do Turismo, os faturamentos das empresas de turismo ecológico aumentaram 21% em 2011 no Brasil. A Usina de Itaipu desempenha um grande papel no ecoturismo brasileiro, por exemplo. Um de seus projetos mais populares em questões turísticas é o Refugio Biológico Bela Vista, uma unidade de proteção criada para receber milhares de plantas e animais desalojados pelo reservatório da usina. O Refugio é aberto ao publico e é uma das atrações turísticas mais visitadas da região de Foz do Iguaçu.

O vídeo a seguir mostra os problemas que o Parque Nacional de Viruga pode superar com o ecoturismo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s