História do conflito entre as Farc e o governo colombiano

1368880_10202057453897358_493868781_n

Por Andressa Vilela e Bia Avila

O movimento começou nos anos 50 como expressão da luta de camponeses contra os latifúndios colombianos que criavam uma situação de fome e miséria no campo. Só a partir de 1959, influenciados pela Revolução Cubana, esses camponeses passaram a adotar um discurso socialista. O grupo, então, se organizou como partido e movimento guerrilheiro e chegou a ocupar quase 40% do território colombiano.

Nos anos 80, a história mudou radicalmente a partir do momento em que o governo estadunidense declarou que aqueles que mexiam com drogas na Colômbia eram terroristas e que os guerrilheiros da Colômbia eram associados aos narcotraficantes. As Farc, portanto, passaram a ser enquadradas na categoria de terrorismo e isso foi a senha usada pelo governo colombiano para passar uma política de extermínio total do movimento. Vale lembrar que até o momento nunca tinha sido provado qualquer envolvimento entre o grupo e o tráfico.

A partir do momento em que o movimento passou a ser perseguido como terrorista, aumentou sua capacidade militar e então passou a cobrar impostos nos territórios por eles controlados, incluindo dos traficantes. Isso, direta ou indiretamente, é participar do narcotráfico.

O jornalista José Arbex Jr, ex-editor da editoria Mundo da Folha de S.Paulo, acredita que o dinheiro das drogas começou a corromper muitas pessoas dentro das Farc, que se esqueceram de seu objetivo original “Eu acho que esse processo foi o processo de desagregação e corrupção dentro das Farc. E chegou ao que é hoje, um grupo que não é nem sombra do que ele já foi um dia”, afirma.

Para ler sobre as negociações de paz, clique aqui.

Anúncios

Uma resposta para “História do conflito entre as Farc e o governo colombiano

  1. Pingback: Corta Essa!·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s