Ibirapuera 24 horas

Parque do Ibirapuera

Parque do Ibirapuera

Por Gabriela Orsini, Guilherme Katinskas, Rebeka Mallet

A zona sul de São Paulo é privilegiada com uma extensa área verde e ótima opção de lazer para um público variado. Skatistas, crianças, idosos, cachorros e atletas podem ser vistos a qualquer hora do dia rodando pelo Parque do Ibirapuera, que recentemente recebeu o premio de melhor parque da América Latina. O prefeito da cidade, Fernando Haddad, pretende estender não só seu horário de funcionamento como o de mais 11 centros esportivos, passando a funcionar 24 horas de sábado a domingo, a partir de 28 de setembro. A ideia é que até 2016 os 32 centros esportivos da capital paulistana estejam funcionando desta maneira.

Para Otavio Villares de Freitas, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Jardim Lusitânia, que fica nos arredores do parque, esse projeto é deficitário em duas questões cruciais: fauna, flora e segurança. Ele afirma que ao funcionar sem intervalos, com as luzes ligadas durante toda a noite, os animais e as plantas não terão descanso, o que pode prejudicar o eco sistema. E, além disso, alguns locais podem virar pontos de tráfico de drogas e prostituição.

Celso Pereira, frequentador do parque, concorda com Otavio, “Os animais vão ficar cansados e estressados com tanto movimento durante a noite, e as árvores não vão ter uma pausa com tanta luz!”.

Mas o comandante regional da Guarda Civil Metropolitana, Eliazer Rodella, afirma que a segurança não falhará. “As rondas já são feitas ininterruptamente pelo parque, e existem projetos de ampliar e facilitar o policiamento, com policiais utilizando bicicletas e patins, além de policiais bilíngues para auxilio dos turistas.”

Para ele o Ibirapuera é um grande centro de entretenimento na capital, e é direito de todos os cidadãos usufruírem dele a qualquer hora do dia. Entretanto, Eliazer acha que não vá fazer muita diferença o parque ficar aberto por mais tempo, já que seu funcionamento já vai das 5 horas da manha à meia noite.

O famoso “Ibira”, como é conhecido o Ibirapuera oferece desde shows, aulas de ioga, dança; aluguel de bicicletas, exposições, museus, jogos até uma simples caminhada olhando a beleza natural do lugar.

Opções de lazer no Ibirapuera

Opções de lazer no Ibirapuera

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s