50 anos em uma hora

Por Juliana Daguano

Na década de 1970, a dupla Dom e Ravel lançou o hit “Eu te amo, meu Brasil” como propaganda da ditadura militar, que ficou famoso na interpretação da banda Os Incríveis. Quarenta anos depois, Flávio Guarnieri, filho de Gianfrancesco Guarnieri, estrela a peça de mesmo nome que procura contar, em uma hora, 50 anos de história do Brasil e a vida de Tuco, um garoto de uma família comum de classe média.

foto ju

A professora Pitty e seus alunos 

Inicia-se o espetáculo com a inauguração de Brasília, passa por Jânio Quadros, João Goulart, golpe militar de 1964 até chegar nas manifestações de julho desse ano. Ao mesmo tempo, Tuco narra sua história desde a infância até a vida adulta. No final, os atores vão a frente do palco e dão mensagens como se estivessem explicando o objetivo da peça, mas durante a apresentação, tais mensagens não ficaram claras. A maneira como tentaram contar simultaneamente a história do Brasil e a de Tuco tornou o espetáculo confuso.

Durante a narrativa da presidência de João Goulart (1961-1964) o enredo ainda apresenta certa incoerência: Tuco fala de sua professora de artes de quando era criança, Pitty. Ela é retratada como uma hippie, e isso é contraditório já que este movimento só chegou ao Brasil a partir de 1968, com Beatles e o tropicalismo.

O pai de Tuco é um personagem que chama a atenção. Ele era um ator brincalhão, sempre fazia imitações durante os divertidos jantares em família. Com a revolução, foi preso, perdeu sua animação e ainda foi exilado. Ao retornar ao Brasil, o ex-manifestante virou um vereador corrupto, o que é uma crítica aos atuais políticos que quando jovens lutaram contra a ditadura e hoje se desvincularam dos seus antigos valores.

Na peça o destaque vai para dois atores que arrancaram risadas do público. A atriz Sabrina Lavelle, que interpreta Pitty e a nona de Tuco, e Lucio Dicetaro, que faz o irmão reacionário e os coleguinhas do colégio de Tuco.

Serviço:

Teatro Sérgio Cardoso

Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

Classificação etária: livre

De 24.08 a 06.10

Sábado, 18h00 e domingo, 17h00

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s