“Maurice, acho que eles gostaram de mim”

filhotes-abril2011_f_007

Lêmure de cauda anelada lambendo focinho de filhote em um zoológico de Boston

Por Thiago Munhoz

Lêmures são um grupo de primatas endêmicos da ilha de Madagascar que ficaram mundialmente conhecidos depois de sua aparição no filme “Madagascar”, produzido pela DreamWorks Animation SKG. Na animação, os animais aparecem dançando e cantando “Eu me remexo muito”, demonstrando que a ilha africana está quase sempre em clima festivo. Contudo, este clima não está em sintonia com a realidade, pelo contrário.

De acordo com avaliação realizada em 2012 pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) divulgada pelo grupo da Comissão de Sobrevivência das Espécies (SSC), 94 das 105 espécies de lêmures correm risco de extinção. Os resultados mostram que os animais deste grupo são os vertebrados mais ameaçados do mundo.

Black and White ruffed lemur, Varecia variegata, Lemur, Madagascar

Um exemplar de lêmure varecia-preto-e-branco em seu habitat natural

A ONG Conservação Internacional apresentou no final de agosto de 2013 em Antananarivo, na ilha de Madagascar, um plano para tentar salvar os lêmures desse perigo, numa operação que necessita de US$7,6 milhões para acontecer.

O plano é “uma estratégia de três anos para a conservação dos lêmures de Madagascar, em resposta às diferentes ameaças sofridas por estes animais (…). O orçamento é para os próximos três anos”, pronunciou a organização não-governamental em comunicado.

Segundo a ONG, das 105 espécies conhecidas de lêmures, 24 já são consideradas “em situação crítica de risco”, 49 estão “em vias de desaparecimento” e 20 são “vulneráveis”, por conta da perda de habitat natural, mudanças climáticas e caça ilegal para venda de sua carne.

Segue os lêmures de “Madagascar” ao som de “Eu me remexo muito”:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s