Reconstrução do Museu mais antigo de São Paulo

Museu do Ipiranga: "fechado para reformas".

Museu do Ipiranga: “fechado para reformas”.

Por Rebeka Mallet

O abandono do patrimônio histórico, artístico e cultural, infelizmente, não é novidade no Brasil. Em todo o país, museus e monumentos, casarões e edifícios antigos, ruas, praças e outros cenários de acontecimentos importantes estão em ruínas, tomados pelo matagal ou simplesmente desapareceram do mapa sem que alguém se der conta de sua existência. Porém, quando falamos do mais antigo museu de São Paulo, o do Ipiranga, que desde o início do mês de agosto está fechado ao público com previsão de reabertura para 2022, bate uma angústia saber que só daqui nove anos  teremos nosso patrimônio histórico de volta.

Esta foi a primeira vez em um século que o prédio não ficou aberto durante a Semana da Pátria, que marca as celebrações da Independência do Brasil. Em média, cerca de 3.000 pessoas visitavam o lugar todos os dias. No feriado de 7 de Setembro o número mais que triplica. O motivo alegado para o fechamento é o diagnóstico preventivo da situação estrutural do prédio. No salão nobre, por exemplo cuja parede principal ostenta o quadro Independência ou Morte, do paraibano Pedro Américo, o teto descolou-se e ameaçava cair sobre os visitantes. O forro de salas vizinhas está prestes a desabar por causa da infiltração de água da chuva. A pintura de vários ambientes se encontra rachada e apresenta mofo. As portas, com fechaduras antigas, emperram. Manchas de sujeira cobrem a imagem do marechal Floriano Peixoto.

Durante as reformas, nas quais o público não está permitido entrar no museu, foi elaborado um roteiro de visita externa para explorar a história da construção do edifício e seu entorno, apresentando o contexto em que ela ocorreu. Todas as atividades são gratuitas e estão acontecendo simultaneamente ao longo do dia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s