Indie 2013: cinema independente e na faixa

Por Lucas Goldstein

Começa em SP na próxima sexta feira (20) a 13ª edição do Indie, festival internacional de cinema independente. Diante das telas do Cinesesc (Rua Augusta, 2075) serão exibidas 41 produções em três mostras distintas: uma principal, e duas retrospectivas – sobre o francês Jean-Claude Brisseau e o documentarista chinês Wang Bing. Com entrada franca (os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes de cada sessão), o festival termina no dia 3 de outubro.

Entre os destaques da mostra mundial estão o longa mexicano Heli, que rendeu a Amat Escalante o prêmio de Melhor Direção no último Festival de Cannes, Um Episódio na Vida de um Catador de Ferro-Velho, do bósnio Danis Tanovic, que arrebatou dois Ursos de Prata no Festival de Berlim de 2013 – Melhor Ator, para Nazif Muji, e o Grande Prêmio do Júri, e o recém premiado no Festival de Locarno com o Leopardo de Ouro, História da Minha Morte, do catalão Albert Serra.

Trailer de Heli, do mexicano Amat Escalante:

Organizada atualmente desde 2001, a mostra é uma oportunidade para o público de São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre de contato com o cinema que não se encontra nas grandes salas. Se, normalmente, o termo “independente” se aplica em relação ao modelo comercial de produção, pouco se percebe que ele pode resultar em novas experiências cinematográficas, além de convenções de estilo e preconceitos.

Brisseau e Bing são exemplos dessa independência, afastada do grande público. O primeiro é francês e, ao longo de 35 anos de carreira, tomou as rédeas de um cinema erótico (gênero do qual é considerado ícone) e autoral – quando os filmes são considerados como obras de arte, formuladas primariamente pela mente do diretor. Ele considera a forma artesanal com que faz seus filmes, porém, pouco intelectual: ele escreve o roteiro, raramente grava com assistentes e os edita com a ajuda de sua mulher. Brisseau realizou filmes explorando o prazer feminino e a transgressão dos tabus sexuais como tema principal: é reconhecido pelos filmes Coisas Secretas, Os Anjos Exterminadores e A Aventura, de 2002, 2006 e 2008, respectivamente. 

Como autor além do apelo erótico, o cineasta ainda não recebeu até hoje elogios tão expressivos do público quanto da crítica: A garota de lugar nenhum, em que o próprio Brisseau interpreta um senhor de idade que acolhe uma jovem agredida, venceu o prêmio de Melhor Filme no Festival de Locarno em 2012.

Trailer de A garota de Lugar nenhum, de Brisseau:

Há dez anos os filmes do cineasta Wang Bing sobrevivem na clandestinidade, censurados pelo governo chinês. O motivo: desde o primeiro filme, A Oeste dos trilhos, Bing expõe (durante 9 horas) as feridas do sistema comunista e de sua sociedade – no caso, na decadência de um campo fabril. Fengming – Memórias de uma chinesa conta a história de uma jornalista que, presa sob o argumento de “direitismo”, fica confinada em um campo de concentração, com direito a mortes e humilhação física e verbal.

Seus últimos três filmes estrearam em Veneza: em 2010, A Vala, único filme de ficção de Bing, ainda expõe as feridas dos campos de trabalho forçado retratados em Fengming; em 2012 Três Irmãs (Orizzonte Award de melhor filme em Veneza) é sobre um trio de crianças deixadas pelos pais no interior; e em 2013, Feng Ai (Til Madness Do Us Part), sobre o dia a dia de pacientes de um hospital psiquiátrico no sudoeste da China.

Trecho de A vala, de Wang Bing:

Confira a programação completa no site do evento

Anúncios

Uma resposta para “Indie 2013: cinema independente e na faixa

  1. Pingback: Retrospectiva 2013: INDIE Festival « kinopaulo·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s