CasaE mostra ser possível projeto ecológico

Por Thiago Munhoz

CasaE

CasaE de São Paulo, localizada no bairro Campo Belo

Sustentabilidade vem sendo um tema muito recorrente do cotidiano, acarretando em discussão quanto à eficiência energética, mas poucos resultados concretos. Criado pela BASF The Chemical Company, CasaE veio para materializar as propostas energéticas  e mostrar que é possível ter sustentabilidade no setor de construção  sem se desvincular de questões de qualidade de vida. O projeto iniciou em 2001 com a construção da primeira CasaE na Alemanha, país sede da companhia. As dez casas criadas pela multinacional até hoje, sendo a ultima construída no Brasil, economizam cerca de 70% da energia utilizada por uma casa padrão. Isso, pois utiliza de tecnologias de construção inovadoras que garantem um projeto arrojado que utiliza menos recursos.

A CasaE brasileira está localizada no bairro Bela Vista, São Paulo, e é a única aberta sem restrições ao público. Foram gastos três milhões para sua realização, incluindo nesse valor cursos a empreiteiros e engenheiros de como aplicar as novas técnicas demandadas pelo projeto sustentável. Nela, além das visitas agendadas, realiza-se coleta seletiva, demonstrando a preocupação com o meio-ambiente.

CasaE isopor2

Construção da parede da casa em método que usa isopor

Muitas das medidas implementadas na CasaE são de fácil acesso e o preço de custo muitas vezes equivalentes aos de reformas normais. Utiliza-se para a iluminação da casa lâmpadas de LED, que economizam mais energia elétrica, são de fácil descarte, tem uma vida útil maior e seu preço é viável. O piso da área exterior é drenante, assim permite reutilizar e armazenar a água de chuva. Outras medidas mais caras utilizadas são os painéis solares ( que aquecem a água e geram energia elétrica que mantém a casa funcionando) e a utilização de isopor na constituição e elevação de paredes ( assim tanto reutiliza um material de difícil descarte, como garante um bom isolamento térmico à estrutura). Fora a parte estrutural da casa, a maioria dos móveis presentes em seu interior são feitos com material reciclado e moldados a partir de modelos de designers famosos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s