Última noite de Doc Gastronômica na Paulista

Por Lucas Goldstein, Carolina Costa e Giovanna Patelli

Mostra DOC gastronômica

Ainda dá pra curtir no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, a última noite da Mostra Doc Gastronômica, que ocupa as salas do Cine Livraria Cultura desde a segunda-feira. Com mais de 20 documentários, a seleção tem curadoria de Janka Babenco, filha do cineasta Hector Babenco.

Estão no cardápio da mostra opções para diversos gostos: curtas e longas metragens sobre diversos aspectos da produção, consumo e descarte de alimentos, no âmbito local ou global.  A entrada é franca, com os ingressos disponíveis uma hora antes de cada sessão. Na última noite do evento, estarão em cartaz dois longas e três curtas metragens.

Será exibido às 18h Focaccia Blues (Itália, 77min.), sobre uma loja da “gigante” rede McDonalds, inaugurada em 2001, que foi desbancada por uma modesta concorrente, aberta meses depois: uma padaria. Sete anos após a filial fechar as portas, o diretor Nico Cirasola registra a história de forma bem-humorada. Confira o trailer, em italiano:

O segundo longa será exibido às 21h40. Oma & Bella, da alemã Alexa Karolinski, trata de duas senhoras sobreviventes do holocausto – uma delas, Oma, é avó da cineasta –, que mantém suas conexões com o passado, assim como as esperanças pelo futuro, através da comida que preparam. É o longa metragem de estreia de Karolinski, que consegue em 75 minutos retratar diversas histórias das octagenárias, mas principalmente a profunda relação entre boas receitas e ricas histórias. Dê uma olhada no trailer, em alemão:

Entre Foccacia Blues e Oma & Bella serão exibidos três curtas. O americano The Mud and the Blood (19h35) e o canadense Sugar Shack (20h50) são parecidos: ambos possuem doze minutos de duração e dizem respeito à colheita e produção de ostras e açúcar, respectivamente.  Será exibido logo após o segundo Mexican Cuisine, sobre o surgimento de uma cozinha autoral no México: quem faz o prato é mais importante que o prato em si.

Ficou com apetite com as vovós alemãs de Oma & Bella? Confira a repescagem do duelo das vovós do Corta Essa!

Seleção Gastronômica do Corta Essa!:

Já que o dia de hoje é o último da mostra Doc Gastronômica, nós do Corta Essa! fizemos uma seleção especial de filmes gastronômicos para você se deliciar a semana inteira:

Ratatouille – O ratinho francês Remy aspira a chef de cozinha. Ao aliar-se a um desajeitado ajudante de cozinha, Remy encontra uma forma inusitada de demonstrar seus dotes culinários e aproximar seu sonho da realidade.

A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971) – Willy Wonka é dono de uma misteriosa fábrica de chocolate, por onde guia visitantes ganhadores de “bilhetes dourados”, entre eles Charlie Bucket, um garoto pobre que tem a oportunidade de conhecer a fantasia da fábrica.

O Tempero da Vida – O astrofísico Fanis usa os ensinamentos de seu avô para alegrar a vida das pessoas por meio da culinária.

A Festa de Babette – Refugiada de uma guerra civil, Babette mostra a um pequeno vilarejo dinamarquês e conservador que é possível se deliciar com prazeres terrenos – como a culinária – sem renunciar aos dogmas religiosos.

Super Size Me – A Dieta do palhaço – Documentário estadunidense, do diretor Morgan Spurlock, aborda a alimentação exagerada pelo fast-food e os efeitos físicos e mentais que a má alimentação provoca. Servindo de cobaia, o diretor se alimentou dos sanduiches nas três refeições do dia, durante um mês.

Julie & Julia – Experiências culinárias relatadas por Julia Child e Julie Powell, personagens que alteraram drasticamente sua própria história para conquistar suas vontades, possibilitando uma vida de conquista e sonhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s