5 anos de muito futebol

Por Alan Felipe, Bruno Cavalcanti, Bruno Oliveira e Marcus Rönn

Se você é daqueles que acreditam que quem vive de passado é museu, não foi um dos 1,7 milhão de visitantes que esteve presente no Museu do Futebol. Localizado no Estádio do Pacaembu, o museu completou neste último domingo (29/09) cinco anos de funcionamento, guardando não só as memórias de um esporte, mas sim as de uma paixão. Para comemorar, disponibilizou entradas gratuitas aos seus visitantes e promoveu inúmeras atividades educativas. A editoria de esportes do blog “Corta Essa!” marcou presença nessa festa.

1374610_670737762937131_2118612571_n

Salão “Anjos Barrocos”, com grandes ícones do futebol . (Foto: site oficial do museu)

A partir da emoção, da historia e do entretenimento, o museu temático narra a trajetória do futebol no Brasil, desde seu surgimento, em meados de 1890, até seu ápice nos dias atuais. O espaço conta com uma grande infraestrutura e fornece aos visitantes uma série de experiências audiovisuais que relacionam o esporte ao cotidiano do brasileiro. O percurso do museu é relativamente simples e esclarecedor, no total, 16 etapas que explicam um pouquinho dessa modalidade tão apaixonante.  Vale destacar a sala da ‘exaltação’, onde o visitante pode se sentir parte de uma das 27 torcidas apresentadas nos enormes telões de LED. O salão ‘Copas do Mundo’ também é bastante interessante, já que conta, de forma bem interativa, a história de todas as copas desde 1930. Não podemos deixar de citar que, também, existe uma sala dedicada aos gols mais importantes da história, na qual grandes personalidades do país, de jornalistas a atores, comentam sobre a inesquecível sensação de presenciar uma bola estufando as redes. Outra etapa muito legal é a dos ‘números e curiosidades’, que apresenta várias placas com regras, táticas, apelidos de jogadores e jargões futebolísticos. Além disso, os visitantes do museu ainda podem se aventurar nas mesas de pebolim (totó) e na batida virtual de pênalti, que mede a velocidade exata do chute, em km/h.

1371366_670737776270463_1314593582_n

“Números e Curiosidades” do futebol. (Foto: site oficial do museu)

O museu, além de contar a história desse esporte, sedia vários eventos importantes, como por exemplo, o Encontro de Colecionadores de Uniformes Esportivos e o Torneio de Futebol de Botão. Exposições temporárias também fazem parte do museu, entre elas “Será que foi, seu juiz”, uma das mostras mais recentes, que conta de forma bem tática e interativa a dura vida de um árbitro.

O Museu do Futebol abre de terças a domingos, das 9h às 17h, mas se puder, evite fins de semana e férias escolares. A entrada é apenas R$ 6,00 e com opção de meia para estudantes, aposentados e maiores de 60 anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s