A poesia que beija os pés do povo

1151032_499772036783255_325534830_n

Sérgio Vaz em Taboão da Serra.

Por Priscila Bellini

O nome de Sérgio Vaz, quando se fala de saraus, é um dos mais lembrados. Em 25 anos de uma vida artística na periferia de São Paulo, “o poeta”, como é chamado por todos, ajudou manter o maior sarau do Brasil e a trazer novos contornos à produção literária. Para ele, a literatura deve deixar de ser tida por “arte da elite” e tornar-se a arte de todos.

Neste instante, neste país cheio de Machados se achando serra elétrica, nós somos a poesia.
Essa árvore de raízes profundas regada com a água que o povo lava o rosto depois do trabalho.

A Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia) começou em 2001 a realizar saraus na região do Taboão da Serra, com uma iniciativa de Sérgio Vaz. Os eventos, que irradiaram poesia para outros cantos da cidade, permitiram que mais pessoas conhecessem o trabalho do poeta. Com os versos que trazem o cotidiano e uma energia pulsante, a poesia do grito, do protesto, da revolução, da mudança toma forma nas palavras de Sérgio Vaz. Juntamente com outros artistas, a exemplo de Binho, do Sarau do Binho, e do agitador cultural pernambucano Marcelino Freire, formou-se uma nova onda poética.

Cooperifa_9_anos

Sérgio Vaz não se prende a métricas rígidas e retrata o dia a dia da periferia, transbordando  força e palavras marcantes. Com sete livros publicados pelas editoras Global e Aeroplano, o autor faz com que a poesia encontre o povo, desmistificando a ideia de que é uma arte da elite, feita por ela e para ela.

Escreva poemas, mas se te insultarem, recite palavrões.

Os 25 anos de poesia do autor foram celebrados em uma grande festa. E ainda restam novas celebrações, e mais saraus da Cooperifa para os interessados – entre eles, a Mostra Cultural da Cooperifa. Sérgio Vaz é leitura obrigatória para os que amam poesia. É o artista que faz com que a literatura desça, de fato, do pedestal e venha beijar os pés do povo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s