Divirta-se no Instituto Butantan

Iguana Verde - Foto de Thiago Munhoz

Animais exóticos ficam cara a cara com o público no Museu Biológico – Foto de Thiago Munhoz

Por Thiago Munhoz

Procurando algum passeio para o fim de semana em São Paulo? O Instituto Butantan é uma ótima opção de programa que envolve tanto lazer e educação. Nele, encontram-se três museus abertos ao público: o Biológico, o de Microbiologia e o Histórico. Na compra de um passe na bilheteria do instituto, com o custo de R$6,00, tem acesso a estes museus. Além desses espaços, existe uma grande área aberta perfeita para passeios e piqueniques. O instituto conta ainda com espaços externos de aprendizado e admiração de animais, como o Serpentário e o Macacário.

Bibliotéca do Instituto Butantan - Foto de Thiago Munhoz

Prédio da biblíoteca do campus do instituto – Foto de Thiago Munhoz

O Museu Biológico propõe aproximar os visitantes dos animais com uma exposição viva. Instruídos por monitores treinados e placas educativas, o público aprende sobre répteis, anfíbios, aracnídeos, artrópodes e peixes de tal modo que até ajuda alguns a perder o medo de algumas espécies, como as de cobras. É uma ótima oportunidade para aprofundar seus conhecimentos de biologia a partir de uma apresentação dos organismos ao vivo e não através de livros e vídeos.

O Museu de Microbiologia, o mais moderno do Instituto, garante aos visitantes um melhor entendimento sobre os micróbios, suas características e como estão presentes em nosso cotidiano. Modelos atômicos e microscópios estão dispostos pelo museu para aproximar o público das minúsculas espécies. Há também monitores que explicam e guiam a visitação, podendo assim sanar qualquer dúvida que as pessoas tenham no decorrer do passeio.

Já o Museu Histórico está mais relacionado à história da instituição e do fundador, Dr. Vital Brasil. O local era o antigo escritório de Vital e mostra resquícios do tempo em que ele atuava no instituto, no começo do século XX. No museu são apresentados ao público todos os instrumentos de trabalho utilizados no instituto desde sua criação, além da história do próprio Instituto Butantan.

Cascavel - Foto de Thiago Munhoz

Os recintos do Butantan criam ambientes compatíveis aos habitats das espécies, permitindo observar seus hábitos na natureza – Foto de Thiago Munhoz

Ao Longo do ano são realizados programações especiais que acontecem em poucos dias. Uma delas, que acontece todo o ano, é a comemoração da chegada da primavera. Neste ano ocorreu nos dias 28 e 28 de setembro e consistiu em três diferentes programas em cada museu do campus. No Museu Histórico teve-se contação de histórias de mitos indígenas relacionados às serpentes; no Biológico teve a exposição “Gigantes na Floresta”, onde foram apresentados ao público dois filhotes de sucuri que nasceram no próprio museu, inseridos em uma reconstrução de seu habitat natural; e no de Microbiologia houve a apresentação ao público dos equipamentos do Laboratório Didático do próprio museu, além de microscópios com lâminas com diferentes tipos de células.

Informações da visitação

Horário dos museus: 
De 3ª feira a domingo das 9:00 as 16:30 horas

Horário da bilheteria:
Das 08h:45 às 16h:15

Endereço: 
Avenida Vital Brasil, 1500 – Butantã, São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s