A crítica de Mujica à sociedade capitalista

562521-uruguay

Mujica durante discurso na Assembleia Geral da ONU (Foto: ONU BR)

Por Andressa Vilela

Além do categórico discurso de Dilma Rousseff, o chefe de Estado uruguaio, José Mujica, fez um discurso inspirador durante a durante a 68º Assembleia Geral da ONU, na terça-feira (24), em Nova York. O presidente iniciou sua fala lamentando o colonialismo nas Malvinas, o bloqueio a Cuba, a pobreza na América Latina e a vigilância eletrônica, que faz a população mundial refém de uma eterna desconfiança.

Durante 40 minutos, Mujica fez duras críticas à sociedade capitalista, que incita o individualismo e a competitividade, impedindo que os homens pensem globalmente. “É um capitalismo que destrói”, afirmou o presidente, que alertou também sobre o consumismo desenfreado: “Parece que nascemos apenas para consumir e consumir e, quando não podemos, nos enchemos de frustração, pobreza e até autoexclusão (…) Nossa civilização montou um desafio mentiroso e, assim como vamos, não é possível satisfazer esse sentido de esbanjamento que se deu à vida. Isso se massifica como uma cultura de nossa época, sempre dirigida pela acumulação e pelo mercado”.

O presidente destacou, ainda, quanto dinheiro é desperdiçado no mundo, com guerras pela busca de bens materiais, e que poderia ser utilizado na construção de uma sociedade justa e igualitária. Mujica acredita que nunca se viveu uma época com tamanha capacidade revolucionária, devido às ferramentas tecnológicas, mas que, infelizmente, o homem ainda prioriza um bem estar particular. “Eu defino que o homem, enquanto viver em clima de guerra, está na pré-história, apesar dos muitos artefatos que possa construir”, afirmou.

Na mesma linha de Dilma, Mujica aproveitou o espaço para afirmar que um mundo regido apenas por poucas potências dá origem a uma democracia ferida e impede que se faça um “acordo mundial de paz, militante, combativo e verdadeiramente existente”.

Leia aqui a análise do discurso de Dilma

Para ler a tradução do discurso de José Mujica clique aqui

Anúncios

Uma resposta para “A crítica de Mujica à sociedade capitalista

  1. Pingback: O recado de Dilma para Obama | Corta Essa!·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s