Foxfire – expressão feminista

Por Giovanna Patelli

Imagem

A junção de personalidades que sentiam-se perdidas em sua época deu marco a uma releitura do cinema e literatura neste ano. “Foxfire – Confissões de uma gangue de garotas”, baseado no romance de Joyce Carol Oates, aborda a vida de meninas dos anos 50 que não se contentavam com a vida regrada e submissa à sociedade patriarcal e machista.

O cineasta francês Laurent Cantet aborda de forma sucinta os devaneios de Maddy (Katie Coseni), personagem que narra as experiências do grupo baseando-se em anotações que eram feitas logo após seus encontros e que serviam para eternizar na história as lembranças do conjunto. Já a liderança absoluta entre as meninas, Legs (Raven Adamson), seguiu invocando ideias e sentimentos que as guiaram até seus limites de percepção e real comprometimento com a mudança. Desvinculou-se logo em seguida para tomar um outro rumo que auxiliou na construção da história humana.

O filme expõe os abusos que eram explicitamente cometidos e que envolviam mulheres de todas as faixas etárias, mostrando um forte desrespeito ao gênero. De forma agressiva, as personagens conseguem despertar o incomodo no telespectador, que sente as frustrações, desejos de mudança e justiça que servem de base para o filme.

A singularidade exposta a partir dos feitos e consequências leva a uma indagação dos desejos e resultados do grupo. Funcionando como uma utopia e refúgio na mente das garotas, seus atos ao longo do filme as levam a um desprendimento do real, se mostrando belo frente as investidas na mudança de parâmetros sociais e psicológicos para a época. Porém, grandes contradições aparecem quando julgamentos de uma sociedade doente voltam à tona em seus interiores e sujam o novo meio que estava em desenvolvimento conjunto, demonstrando ingenuidade das personagens e uma falta de base e futuro para seus ideias, retornando lentamente ao sistema que todas estavam naturalmente inseridas.

Assista o trailer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s