Alimentação saudável com Renata Bentivegna

Por Guilherme Molledo, Isabella Menon e Olivia Burnier

Com o objetivo de entender mais sobre alimentação saudável e os riscos que a preocupação extrema sobre isso pode trazer, nós da Culinária Interativa conversamos com a nutricionista Renata Bentivegna. Antes de qualquer coisa, ela explicou que toda refeição precisa ter uma diversidade de três grupos de nutrientes, que são: os energéticos – gorduras e carboidratos -, os reguladores – legumes e frutas – e os construtores – proteínas e ferro.

Renata disse que para se alimentar bem é preciso que exista um equilíbrio entre quatro fatores: quantidade, qualidade, harmonia e adequação. O que significa comer na medida apropriada para seu corpo, de acordo com suas necessidades e atividades físicas. “Alimentar-se não se resume ao ato de comer”.

Uma vida saudável equivale a uma mente saudável. Ela confessa ser cética no comer de três em três horas porque pode levar a pessoa a pensar toda hora em comida, o que não é saudável. “Não compartilho da opinião de que as pessoas devem alimentar-se de uma forma artificial, faço referência aos remédios, fórmulas prontas de vitaminas e de complexos de aminoácidos, etc. Salvo a necessidade fisiológica diferenciada no caso de uma doença”. Dessa maneira, é preciso ter as três refeições principais – o café da manhã, almoço e jantar – preservadas, e os lanches intermediários não obrigatórios.

Você sabia?

– Existem gorduras que fazem bem à saúde, tanto de origem animal quanto às de vegetal. São exemplos o ômega 3, rico nos peixes e ovos, e as mono e poliinsaturadas (ricas no azeite).

– Desde a retirada da fruta do pé até seu consumo, existe uma perda de vitaminas por causa do contato direto com o oxigênio no ar atmosférico.

– Sobretudo para os exercícios físicos de alto gasto calórico, é recomendado o consumo de produtos ricos em carboidratos, de preferência os doces, que são de mais rápida absorção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s