E você, vai ao teatro?

Por Juliana Daguano

teatro-vazio_2331377

O teatro sofre com número limitado de espectadores

Com cerca de 11 milhões de habitantes, São Paulo é um centro cultural expressivo no mundo. Com tantas opções de exposições e apresentações é difícil entender porque o brasileiro não tem o costume de participar dessas expressões artísticas. O teatro não é diferente, essa vertente sofre bastante com o número limitado de espectadores.

“Nunca fui ao teatro”, diz Beatriz Ribeiro e como ela, a maioria dos jovens não vai com frequência ao teatro, aliás, nunca vai. O cinema adaptado à indústria cultural aparece como grande inimigo, pois apresenta aquilo e quem o público quer ver, sem exigir muita reflexão. Já o teatro, tem como forte característica a proposta de incentivar a crítica.

Entre os obstáculos apresentados, muitos afirmam o comum: teatro é caro e de difícil acesso. As peças que são mais baratas são muito concorridas e as mais famosas são muito caras. “Quando eu saio de casa, quero tranquilidade. São Paulo está muito violenta, só saio se sei que estarei num local seguro” disse Clemir França, publicitária. O acesso, estacionamento, pontos de ônibus ou estações de metrô mais próximos assustam devido ao alto índice de violência da cidade, por isso, o cinema se apresenta como forma mais segura de entretenimento.

Como França, muitos paulistanos se acostumaram ao passeio shopping, cinema e praça de alimentação e acabam deixando outras opções de lado. O conforto do estacionamento pago e coberto atrai muito mais.

“Pra mim é diferente. Não gosto de cinema, teatro é muito melhor porque é um programa, vou ao teatro, depois para um restaurante jantar. É muito mais gostoso.” A advogada Lígia Villela mostra porque escolhe o teatro no lugar do cinema.

O teatro ainda encontra dificuldade devido ao gosto específico por comédia e a moda do stand-up. O público, que já era reduzido, ficou menor ainda uma vez que as pessoas passaram a assistir mais a comédia. Com exceção das peças estreladas por grandes nomes do meio artístico, o comum é encontrar as peças vazias.

Fica difícil para o teatro competir com outras mídias, ainda mais com um público acomodado e em busca de entretenimento raso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s