Precisamos de zoológicos ?

Por Thiago Munhoz

Tudo muda com o tempo. Ideias e concepções que temos hoje podem ser totalmente diferentes de uma futura opinião sobre o mesmo assunto. A visão que temos em relação aos zoológicos, por exemplo, muda muito daquela que tínhamos durante a infância. Os zoos pareciam muito mais magníficos quando crianças: tudo era aparentemente maior, mais divertido e os animais traziam certa magia com suas presenças – tinha-se a impressão que eles estavam felizes em te ver assim como você em vê-los. Contudo, essas ideias muitas vezes se deformam no decorrer dos anos em que a pessoa cresce. Os animais não aparentam tão satisfeitos em suas jaulas, que, alias, agora percebe-se não serem tão grandes.

Imagem

Olhar de leão em sua jaula no Zoo Safari, São Paulo – foto de Rodrigo Reis

Isto nos permite pensar se a vida dos animais em cativeiro é digna. De certo que existem zoológicos que prezam o bem estar e satisfação de suas espécies, porém um levantamento da revista IstoÉ publicado em outubro de 2013 demonstra que a maioria das unidades brasileira não o fazem. Dos 111 zoológicos existentes no país, 77 contém algum tipo de irregularidade. Os principais problemas apontados são: lugares inadequados aos animais; más condições de hospitais ambulatório; poucos funcionários e especializados; alta mortalidade dos bichos; e falta de integridade entre os zoos para programas de acasalamento das espécies. A pesquisa ainda mostra que nos últimos 20 anos o IBAMA fechou 44 parques.

Imagem

O elefante nunca esquece suas dores – foto de Rodrigo Reis

O fotografo espanhol Oscar Ciutat, em uma ida ao zoológico de Barcelona, percebeu algo comum aos animais que viu. Chamou sua atenção os olhares, deprimidos e tristes. Isso o motivou a criar um projeto chamado “Caged”, em que através de suas câmeras fotográficas captou esses olhares e permitiu ao público perceber como os animais se sentem enjaulados. Verdade que podemos nos enganar introduzindo um sentimento de nossa cultura, o sofrimento, em outros seres vivos, mas são conhecidos muitos transtornos psíquicos que o cativeiro em más condições pode proporcionar aos animais.

Ainda é muito polêmica a existência e manutenção de zoológicos. Por um lado temos a educação ambiental que ele pode proporcionar aos visitantes, assim como muitas vezes a preservação de espécies que em meio selvagem estão ameaçadas de extinção. Por outro, há a possibilidade de  causar muitos danos aos bichos por estarem enjaulados em más condições. “Privar alguém de liberdade e ocasionar seu sofrimento não pode ser justificável em nenhum caso com a desculpa de que nós aprendemos alguma coisa com isso”, a jornalista Danielle Bohnen apresentou suas concepções  no artigo “Por que nunca visitar um zoológico“. Antes de questionarmos quanto se deve ou não continuar a ter esses parques, devemos implementar medidas para melhorar seus modos de vida nos zoos.

O vídeo a seguir evidencia instalações irregulares em zoológicos no Brasil

Anúncios

Uma resposta para “Precisamos de zoológicos ?

  1. Como veterinario que sou, fico lisonjeado de ver minhas fotos ilustrando uma matéria tão nobre e generosa! Quando minha filha me pediu algumas fotos de bicho, eu, fotógrafo amador, não sabia como elas poderiam ser tão bem aproveitadas. Parabenizo o autor, e penso que realmente precisamos repensar nossa relação com a natureza…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s