Brasil terá primeiro santuário de elefantes da AL

Por Thiago Munhoz

Acorrentados, machucados, sofridos, enjaulados e até expostos a trabalho escravo. Essa é a realidade de muitos elefantes em cativeiro atualmente.  No Brasil, muitos desses gigantes compõem trupes circenses ou estão enclausurados em pequenas jaulas.

Imagem

Jovem elefante sendo treinado para atividades circenses – fonte PETA

Motivada a alterar essa situação, uma brasileira está criando uma iniciativa inédita na América Latina: o Elephant Sanctuary Brazil, um projeto que visa resgatar animais em más condições de cativeiro. A publicitária Junia Machado desde pequena tem fascínio a esses paquidermes e, quando voltou ao Brasil após uma viagem a África em 2005, percebeu algo. Ao contrário dos elefantes selvagens, muitos dos que estão no Brasil ficam com danos do cativeiro, como músculos atrofiados e problemas psíquicos.

Em 2010, Junia se afiliou a Elephant Voices, uma organização sem fins lucrativos que visa proteger os elefantes de todo o mundo, e juntas criaram um projeto para desenvolver um santuário no Brasil. O plano ainda conta com a ajuda de Scott Blais, cofundador do The Elephant Sanctuary in Tennessee (EUA) e referência mundial em criação de santuários.

Imagem

Elefante Africano em seu habitat natural – fonte Elephant Voices

“O objetivo de implementar no Brasil está medida é de, além de resgatar animais em más condições – presentes em circos, propriedades rurais e recintos inadequados – se tornar um suporte tecnológico e financeiro a projetos semelhantes em diferentes locais do planeta”, afirma Junia.

Imagem

Manada do Elephant Nature Park, na Tailândia – fonte Elephant Voices

O projeto ainda não foi concretizado, no momento está se estabelecendo o santuário como entidade no Brasil. Precisa-se arrecadar fundos monetários e determinar o local em que será construído o projeto. Até o momento, foram coletados através do site da organização mais de US$4.000,00 dos US$18.000,00 necessário. O tamanho da área utilizada é em torno de 600 hectares – o que corresponde a 6.000.000 m² – espaço suficiente para abarcar no mínimo 10 elefantes.

A ideia é inovadora no Brasil por ser voltada aos elefantes. Existem outros projetos com objetivos semelhantes, tais como o Rancho dos Gnomos e o Projeto GAP. O primeiro é destinado, dentre outros animais, para grandes felinos maltratados em circos; enquanto que o segundo tem enfoque em primatas.

Quando concretizado, será o sétimo santuário para elefantes no mundo. Existem atualmente dois nos Estados Unidos da América, mais dois na Tailândia, um no Cambodja e outro na África do Sul. Com esse projeto concretizado, o Brasil se tornará vanguarda na proteção ambiental.

A seguir, três vídeos sobre santuários.

Santuário da Vida Selvagem de elefantes do Cambodja

Projeto Elephant Santuary Brasil

O que é o Rancho dos Gnomos ?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s