Mesmo Shakespeare, outros tempos

Por Luiza Pezzotti

Foi difícil achar companhia para assistir uma peça de Shakespeare, ainda mais num fim de domingo em que as televisões oferecem atrativos muito mais interessantes. A falta de vontade das pessoas em comparecer a um espetáculo tão grandioso como “Ricardo III” é algo que se revela no mínimo, assustador.

“Ricardo III” da Cia da Matilde integra um dos projetos mais ambiciosos em relação às obras do maior dramaturgo que o mundo já teve: o “Projeto “39 Shakespeare”, que visa montar 39 peças do autor em uma década. “Ações como essa são importantes e necessárias. Vitalizam a cultura, chacoalham os meios de produção e o pensamento estético”, afirma Marcello Lazzaratto, diretor geral.

ricardo iii

O fim da Guerra das Rosas é o contexto da peça, que retrata a disputa pelo trono entre as famílias Yorker e Lancaster, depois que Eduardo IV torna-se Rei da Inglaterra. Ricardo III se apresenta quase um serial killer que faz de tudo para conseguir a coroa real, inclusive cometer vários assassinatos. “Qual seria o equivalente de Ricardo III no Brasil? O espectador fará essa escolha ao assistir à tragédia”, propõe Jorge Louraço, tradutor e adaptador.

A adaptação feita pela Cia da Matilde simplificou a métrica de Shakespeare, mas manteve os diálogos curtos, trouxe a “arena” para o Teatro João Caetano, eliminando assim a quarta parede que impede a interação entre atores e plateia e, principalmente preservou a imaginação inerente às obras shakespearianas.

Transportar-se à Inglaterra de 1592, época que provavelmente ocorreu a primeira exibição dessa tragédia, e manter a atualidade dos temas como poder, golpes e vingança é algo que só William Shakespeare é capaz de fazer.

Serviço

Teatro João Caetano

De 01/11 a 22/11 – Sexta às 17h

De 24/10 a 24/11 – Quinta, sexta e sábado às 21h e domingo às 19h

Classificação: 12 anos

Ingressos a R$ 20,00.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s