Por trás do véu

Por Thaís Stagni e Vivian Monicci.

1456873_544674432279176_1488452446_n

A religião muçulmana é, atualmente, a que mais cresce no mundo, com aproximadamente 1,5 bilhão de pessoas. No Brasil, apesar de não crescer tanto, as mulheres muçulmanas vêm ganhando uma visibilidade maior nas ruas e no mundo da moda. Mais do que isso, houve uma inserção da moda islâmica no mercado brasileiro, possibilitando que hoje existam grifes especializadas para atender essa demanda, com destaque especial para a produção e comércio de hijabs. Hijab é o véu islâmico utilizado pelas mulheres muçulmanas para representar a ideia de modéstia, presente no Corão.

Dhora Costa, professora titular do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e do Instituto Europeo di Design, nos contou se pode haver a formação de tendências no Ocidente com o uso de véus, a partir do crescimento do mercado dos hijabs. “Sim, pode se formar uma tendência sobre esse produto. O empecilho que pode acontecer para retardar ou até mesmo evitar essa tendência é o preconceito que pode existir no que se refere às pessoas que são desta religião”. Exemplo desse mercado em expansão são as lojas virtuais especializadas na moda muçulmana, tal como a Mulher Muçulmana e a estilista muçulmana Falastin Zarruk,que inclusive já cedeu entrevistas para o G1 e para o UOL.

Um problema observado é o enorme preconceito por parte do Ocidente em relação à religião islâmica, seja por conta da falta de informação ou da imagem negativa criada pela mídia. Exemplo disso são alguns países europeus, tal como a França, que tentam reprimir a cultura islâmica, uma vez que são predominantemente cristãos.

Porém, o respeito é essencial, independente da sua cultura ou religião. Para difundir uma nova visão da mulher muçulmana, a Rússia promoveu, em junho de 2012, um desfile de moda muçulmana, mostrando que há uma relação entre moda e religião. Esse post surgiu com uma proposta de mostrar que as mulheres muçulmanas também possuem espaço no mundo da moda, tentando conciliar religião e beleza.

Fotos: Lookbook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s