Mídia versus chavismo

Nicolás Maduro durante a abertura da Feira de Natal de 3012 (Foto: Prensa Miraflores)

Nicolás Maduro durante a abertura da Feira de Natal de 3012 (Foto: Prensa Miraflores)

Por Andressa Vilela e Bia Avila

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi o foco da imprensa internacional no último mês de novembro (2013). Em diversos portais de notícias, Maduro foi acusado de antecipar o feriado de Natal como uma manobra política. A mídia, mais uma vez, fez uma cobertura superficial e precipitada, descontextualizando sua fala e a interpretando como bem entendeu.

“Hoje, sexta-feira, 1º de novembro, quisemos decretar a chegada do Natal, porque queremos a felicidade para todo o povo, a paz” foi declaração do presidente, feita durante a abertura da Feira Natalina Socialista, evento organizado anualmente pelo governo em Caracas. O discurso de Maduro foi, na verdade, no sentido de antecipar as comemorações e o clima natalino, não decretar uma mudança do feriado no calendário, uma vez que o país encontra-se mergulhado numa grave crise econômica e de escassez de produtos. As Feiras de Natal oferecem atendimento médico de diversas áreas, venda de alimentos a preços acessíveis, venda de brinquedos, além de assessoria jurídica aos venezuelanos e da expedição de documentos. Nesse mesmo dia, Maduro também anunciou que até o final do mês de novembro, 400 mil toneladas de produtos alimentares e de higiene seriam importadas.

O tom acusatório da mídia em relação aos governantes da Venezuela não é novo. O país, que é visto como um símbolo do socialismo desde a primeira eleição de Hugo Chavéz, incomoda veículos conservadores, que sempre buscaram desmoralizar as decisões tomadas pelo governo chavista. Maduro, que tem procurado tomar medidas para tirar o país da crise, continua sendo vítima de críticas sem fundamento por parte de jornais e revistas de direita.

Para saber mais sobre a crise econômica em curso na Venezuela clique aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s