Veganismo ganha espaço no Brasil

Por Thiago Munhoz

Muitos acreditam que o movimento vegan faz referencia a pessoas que levam o vegetarianismo ao extremo e não consomem qualquer alimento de origem animal. Na verdade, o movimento criado em 1944 pelo inglês Donald Watson diz respeito a muito mais que a uma dieta. Pode-se dizer que se tornar vegetariano é um passo para o veganismo.

paulanimals

Muitos famosos são ativistas em luta dos direitos dos animais, dentre eles Paul McCartney

Vegano é aquele que resolveu não compactuar com a exploração animal, desde na indústria alimentícia até a de cosméticos, medicamentos e moda. Há uma filosofia de luta pelo direito dos animais, assim como a busca de um modo de vida mais sustentável.

De acordo com pesquisas do Instituto Brasileiro de Opinião Publica e Estatística (IBOPE), 15,2 milhões de pessoas se declararam vegetarianas em 2012. Isso corresponde a cerca de 8% da população das principais cidades do país. Apesar de não ser claro a média de veganos dentro desta estatística, a tendência é de que o número de adeptos da filosofia cresça. Dados do Instituto Ipsos reforçam que 28% dos brasileiros têm procurado comer menos carne.

No Brasil, o desenvolvimento de um modo de vida mais sustentável por parte da população vem abrindo novas áreas às indústrias.  Roupas, produtos de beleza, joias, artigos de limpeza  dentre outros produtos estão se moldando aos padrões vegans de não abordar qualquer exploração animal em suas fabricações. “Há sinais de que é um mercado em ascensão”, afirma Marly Winckler, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) a Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios.

A nutricionista Miriam Paulichenco Tavares afirma que é possível ter uma alimentação equilibrada e de qualidade com as dietas vegetarianas desde que elas sejam bem variadas e respeitem algumas regras em relação a quantidades e proporção entre os alimentos. Ela indica a leitura do Guia Alimentar, onde se pode encontrar, por exemplo, que “de todos os nutrientes, apenas a vitamina B12 não será encontrada na dieta vegetariana estrita. Os demais podem ser obtidos com abundância e boa biodisponibilidade em todas as dietas vegetarianas, inclusive a estrita”. Miriam sugere que aqueles que querem virar vegetarianos procurem um nutricionista para ser orientado corretamente e busque informações de fontes confiáveis e oficiais.

A seguir um vídeo de um dos mais famosos ativistas que luta contra os abusos com animais, Gary Yourofsky. O jornalista é conhecido por suas palestras e conta como chegou ao ativismo ecológico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s